G R U P O
S K I L L M I N D
  • Português
  • English
21.07.2017

Skill Robotics é o nome da nova empresa criada pelo Grupo Skillmind e que tem como produto-estrela a plataforma pedagógica All Aboard que apoia e motiva o ensino de conteúdos de programação em articulação com outras áreas curriculares.

A plataforma é suportada por uma equipa de formação, manuais e vídeos, tendo como base de trabalho um kit de hardware. Cada aluno pode levar o kit para casa, onde pode programar através de diversos desafios lançados pela plataforma recebendo, como num jogo, uma pontuação sempre que supera.

A parceria com a Microsoft materializou-se não só pelo reconhecimento do projeto por parte desta entidade, como também pela utilização, por parte de todos os participantes, de tecnologias Microsoft. Os participantes programam em tablets Microsoft Surface, utilizam a app Microsoft OneNote para planear o seu trabalho, o OneDrive para partilhar documentos e o Skype para comunicarem remotamente, entre outras tecnologias.

A visibilidade do projeto aumentou rapidamente: inicialmente o projeto tinha 150 alunos envolvidos sendo que, dois meses depois, contava já com 500. Este número tem vindo a aumentar de uma forma abrangente, estando o projeto já implementado em diversas entidades, de norte a sul de Portugal. Grande parte dos formadores do projeto qualificaram-se como Especialistas em Inovação Educativa da Microsoft, juntando-se a uma comunidade global de educadores que utilizam a tecnologia para envolver os estudantes e mudar a aprendizagem. A Escola Vale do Tamel, em Barcelos, ganhou também o reconhecimento de Microsoft Showcase School, fazendo parte de uma comunidade de escolas que está a transformar a educação e a integrar a tecnologia nas salas de aula.

Luís Ramalho, CEO do Grupo Skillmind, refere que “este é um projeto que nasceu em Barcelos fruto da energia do investigador Carlos Sousa, tendo tido uma incrível aceitação pelas instituições de ensino. A robótica educacional é o futuro e nós queremos transformar os paradigmas da educação, estimulando competências do século XXI.”

newsletter
Subscrição efetuada com sucesso.
Email incorreto.
Ocorreu um erro. Tente novamente.